Somos 3 amigos que atuam no mercado de trabalho há algum tempo e já passaram por algumas empresas, equipes e contextos.
Já vimos situações de diversos tipos; desde aquelas que preferimos, por vezes, esquecer a outras que lembramos com muito carinho.
Em uma dessas, nós trabalhamos na mesma equipe e pudemos conversar muito sobre propósito, pessoas, ambientes e como gostaríamos que fosse o dia-a-dia e relações pessoais.
Entendíamos que além dos resultados, entregas, dinheiro e horas de trabalho existiam pessoas, valores, sonhos e histórias que precisavam ser ouvidas e valorizadas .
Na época não sabíamos exatamente como aplicar na prática, mas tínhamos um sentimento de que deveríamos buscar ter em qualquer ação nossa, mais Carisma, Carinho e Caráter.
E por quê essas palavras? Porque elas sintetizam um conjunto de princípios fáceis de memorizar e praticar:
O Carisma é aquilo que pode existir em algo ou alguém que demonstra a capacidade de gerar impacto positivo ao nosso redor, desperta do nos outros uma admiração.
Já o Carinho consiste na nossa capacidade de demonstrar que estamos atentos aos detalhes que fazem a diferença na vida das pessoas.
Por último, e não menos importante, o Caráter, como aquilo que nos faz ser íntegros, assumir os nossos erros, lutar as nossas batalhas, sermos éticos e transparentes.
Com base nesses valores, queremos um ambiente que valorize pessoas mais que números e incentive-as a viver a vida com um propósito além do dinheiro.
Para diminuir distâncias precisamos de relações de confiança que priorizem generosidade mais que trocas e passem a acreditar antes de duvidar.
Para lidar com momentos de conflito que toda relação apresenta, ter mais conversas, menos suposições e respeito.
Nosso ideal é vermos um mundo com mais cooperação, menos competição.
Sabendo que vamos errar na jornada, mas tudo bem... porque queremos aprender mais que acertar.
Nossas decisões mostram nosso caráter e devem ser tomadas com o coração conectado à razão.
Demonstrando carinho nas nossas ações, podemos alcançar mais realizações e nos tornarmos pessoas com mais carisma.